IH930 – Tópicos Especiais em Filosofia Contemporânea – 2019-1

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

UFRRJ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

DISCIPLINA: IH930 – Tópicos Especiais em Filosofia Contemporânea – 2019-1
CÓDIGO: IH930 – T01
CRÉDITOS: 4
HORÁRIO: Quintas-feiras, 13hs – 17hs
SALA:

Prof. Dr. Walter Valdevino
waltervaldevino@gmail.com
www.waltervaldevino.com
http://www.waltervaldevino.com/topicos-especiais-em-filosofia-contemporanea-2019-1

EMENTA:

As expectativas normativas e políticas levantadas pelo dualismo racionalista moderno deram origem a uma longa tradição que passa por autores como René Descartes (1596-1650), Immanuel Kant (1724-1804), Jean Piaget (1896-1980), Lawrence Kohlberg (1927-1987), Elliot Turiel (1938), John Rawls (1921-2002), Jürgen Habermas (1929) etc. Todos esses estão, cada um a sua maneira, empenhados em elaborar teorias – metafísicas, morais, políticas ou educacionais – do dever ser, do que seria uma sociedade idealizada se a racionalidade conseguisse superar os impulsos “inferiores”, conflituosos e irracionais dos homens. Isso fez com que as teorias normativas da Filosofia Política contemporânea tenham pouco a dizer – além de meras aspirações idealizadas – sobre as crises políticas que são uma constante nos regimes democrático-liberais. Tribalismos (religiosos, políticos e ideológicos), isolamento identitário, vieses cognitivos e limitações empírico-informacionais do conhecimento são aspectos gravemente negligenciados nas teorias políticas normativas de inspiração kantiana. Mais do que um tema exclusivo da Filosofia Política, a questão é relevante porque a inspiração dualista moderna está na própria base daquilo que consideramos elementos caros ao funcionamento de um regime democrático: possibilidade de deliberação pública, necessidade de falar a verdade, representatividade etc.

Assim, o curso tem como objetivo, primeiramente, abordar as apropriações pedagógicas, morais e políticas kantianas de Piaget, Kohlberg e Turiel pelos filósofos Rawls e Habermas, para, então, retomar uma leitura crítica da moralidade e da política através de algumas contribuições de áreas com a biologia, a teoria da evolução, a psicologia evolutiva, a psicologia política, a neurociência etc. Em seguida, à luz das leituras prévias, serão discutidas as obras Como as democracias morrem (Levitsky, Steven & Ziblatt, Daniel) e Como a democracia chega ao fim (Runciman, David).

O curso encerrará com a discussão do livro O Progressista de Ontem e o do Amanhã. Desafios da Democracia Liberal no Mundo Pós-políticas Identitárias, de Mark Lilla, fundamental para pensar a crise contemporânea das democracias representativas, a dissolução dos partidos políticos tradicionais e o surgimento de movimentos populistas.

O curso será dividido em 3 unidades:

Unidade I

A tradição racionalista. Leitura de textos selecionados de John Rawls e Jürgen Habermas e sua relação com a tradição psicológica de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Elliot Turiel.

Unidade II

Crítica ao racionalismo; Psicologia Moral e Política. Leitura de Jonathan Haidt (The Righteous Mind: Why Good People Are Divided by Politics and Religion – A Mente Moralista: Por que pessoas boas se separam por causa da política e da religião?); leitura de Greene, Joshua. Tribos Morais – A tragédia da moralidade do senso comum.

Unidade III

Pensando acontecimentos políticos contemporâneos. Leitura de Como as democracias morrem (Levitsky, Steven & Ziblatt, Daniel) e Como a democracia chega ao fim (Runciman, David). Conclusão do curso com a leitura de O Progressista de Ontem e o do Amanhã. Desafios da Democracia Liberal no Mundo Pós-políticas Identitárias, de Mark Lilla.

CRONOGRAMA (poderá sofrer alterações ao longo do semestre):

Março

14/03/19 – Semana de Recepção. Não haverá aula.

21/03/19 – Apresentação do curso; Leitura e discussão do Capítulo VIII (“O senso de justiça”) de Rawls, John. Uma Teoria da Justiça e de Habermas, Jürgen. “Desenvolvimento da moral e identidade do eu”. In Habermas, Jürgen. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico.

28/03/19 – Leitura e discussão de Haidt, Jonathan. The Righteous Mind: Why Good People Are Divided by Politics and Religion (A Mente Moralista: Por que pessoas boas se separam por causa da política e da religião?)

Abril

04/04/19 – Leitura e discussão de Haidt, Jonathan. The Righteous Mind: Why Good People Are Divided by Politics and Religion (A Mente Moralista: Por que pessoas boas se separam por causa da política e da religião?)

11/04/19 – Leitura e discussão de Haidt, Jonathan. The Righteous Mind: Why Good People Are Divided by Politics and Religion (A Mente Moralista: Por que pessoas boas se separam por causa da política e da religião?)

18/04/19 – Leitura e discussão de Greene, Joshua. Tribos Morais – A tragédia da moralidade do senso comum.

25/04/19 – Leitura e discussão de Greene, Joshua. Tribos Morais – A tragédia da moralidade do senso comum.

Maio

02/05/19 – Leitura e discussão de Levitsky, Steven & Ziblatt, Daniel. Como as democracias morrem.

09/05/19 – Leitura e discussão de Levitsky, Steven & Ziblatt, Daniel. Como as democracias morrem.

16/05/19 – Primeira avaliação.

23/05/19 – Leitura e discussão de Runciman, David. Como a democracia chega ao fim.

30/05/19 – Leitura e discussão de Runciman, David. Como a democracia chega ao fim.

Junho

06/06/19 – Lilla, Mark. O Progressista de Ontem e o do Amanhã. Desafios da Democracia Liberal no Mundo Pós-políticas Identitárias.

13/06/19 – Lilla, Mark. O Progressista de Ontem e o do Amanhã. Desafios da Democracia Liberal no Mundo Pós-políticas Identitárias.

20/06/19 – Feriado Nacional (Corpus Christi).

27/06/19 – Segunda avaliação.

Julho

05/07/19 – Prova Optativa.

BIBLIOGRAFIA:

– Greene, Joshua. Tribos Morais – A tragédia da moralidade do senso comum. Rio de Janeiro: Record, 2018.

– Habermas, Jürgen. “Desenvolvimento da moral e identidade do eu”. In Habermas, Jürgen. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

– Haidt, Jonathan. The Righteous Mind: Why Good People Are Divided by Politics and Religion. Pantheon, 2012. [A Mente Moralista: Por que pessoas boas se separam por causa da política e da religião?]

– Levitsky, Steven & Ziblatt, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

– Lilla, Mark. O Progressista de Ontem e o do Amanhã. Desafios da Democracia Liberal no Mundo Pós-políticas Identitárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

– Rawls, John. Uma Teoria da Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

– Runciman, David. Como a democracia chega ao fim. São Paulo: Todavia, 2018.